Ao comentar sobre importância ecológica das aranhas mencionei o fato de que elas podem servir de alimento para insetos, mas mais precisamente de larvas de vespas, insetos da ordem Hymenoptera, outro grupo de Artropoda, que nas próximas aulas falaremos a respeito. Trata-se de uma forma de parasitismo, em que vespas, incluindo-se aí marimbondos, capturam aranhas, imobilizam-nas sob a ação de seu aguilhão e inserem nos corpos desses aracnídeos moribundos, seus ovos. Consequentemente os ovos eclodirão e a larva se alimentará de suas entranhas, restando apenas seu exoesqueleto. Ruppert & Barnes (1996) reconhecem pelo menos dois grupos de vespas utilizam aranhas como alimento para suas larvas.
Quem pela primeira vez descreveu essa relação entre vespas e aranhas foi Alexander Petrunkevitch em 1952 na revista de digulgação científica Scientific American. Resumidamente Petrunkevitch relata que caranguejeiras são capturadas por vespas cavadoras, do gênero Pepsis, e parecem submeter-se as vontades desses insetos, algo parecido com um hipnotismo ou confusão, pois teriam como reagir ou escapar porém não o fazem satisfatoriamente. A vespa imobiliza sua vítima com a ferroada, prende-lhe seu ovo, cava um buraco e empurra o corpo da aranha para essa cova.
Fonte de consulta
http://www.eklavya.in/pdfs/Sandarbh_73/01-04_The_Spider_And_The_Wasp.pdf
RUPPERT, E. D.; BARNES, R. D. Zoologia dos invertebrados. 6 ed. São Paulo: Rocca, 1996.
Fica ligado no link!
Olá Seja bem-vindo a este blog! Ele é o primeiro produto que produzi a partir de um curso de capacitação em tecnologia da informática e comunicação (TICs) oferecidos a professores da Universidade Estadual do Piauí. Destina-se principalmente a educação e divulgação científica. Tem se constituído em fonte de material de apoio principalmente para estudantes de graduação em Ciências Biológicas e Agronomia da UESPI Campus Parnaíba que queiram complementar assuntos relacionados as disciplinas de Zoologia, Sistemática e Biogeografia e Fisiologia Animal Comparada. Navege, explore os links, tire proveito e fique a vontade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário