Fica ligado no link!

Olá Seja bem-vindo a este blog! Ele é o primeiro produto que produzi a partir de um curso de capacitação em tecnologia da informática e comunicação (TICs) oferecidos a professores da Universidade Estadual do Piauí. Destina-se principalmente a educação e divulgação científica. Tem se constituído em fonte de material de apoio principalmente para estudantes de graduação em Ciências Biológicas e Agronomia da UESPI Campus Parnaíba que queiram complementar assuntos relacionados as disciplinas de Zoologia, Sistemática e Biogeografia e Fisiologia Animal Comparada. Navege, explore os links, tire proveito e fique a vontade.







SOS Lagoa do Portinho, seus peixes e sua mata de galeria

A Lagoa do Portinho, localizada no município de Luis Correia no Piauí, passa por um período de extrema baixa do seu nível, raramente visto igual ou semelhante nos últimos 35 anos. A época também é de seca o que poderia justificar tal fenômeno, mas as causas não se limitam a isso. Gestores públicos e especialistas em meio ambiente parecem concordar que a destruição das matas ao redor da da lagoa aliada a prolongada estiagem são os principais responsáveis dessa crise hídrica. O desmatamento tem contribuído para o secamento das drenagens e cabeceiras. Há quem comente que a captação de água do rio Parnaíba para os Tabuleiros Litorâneos possa ter alguma influência, mas não há estudos que confirmem. Lembremos que existe um programa de revitalização das matas de entorno que também ajudam a manter as dunas.

Apresento fotos da lagoa do portinho seca tirada no dia 10 de janeiro de 2015. Capturei imagens de vários peixes que estavam obviamente mortos e secos cujos detalhes de esqueleto são muitas vezes possíveis de se visualizar. Espero que seja o registro de um episódio que não se repita, mas acho pouco provável frente ao quadro de destruição da natureza que se apresenta.



Segue abaixo vídeo sobre situação da lagoa do Portinho